Formatos e variações

From Archon Arcana - The KeyForge Wiki
This page is a translated version of the page Formats and variants and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎português do Brasil
Para Regras de Torneios, veja : Formatos e Variações

Formatos

Existem dois formatos em Torneio Organizado de KeyForge: Arconte e Selado. Cada torneio utiliza um deles, e cada variação se aplica a um ou ambos estes formatos. A forma mais comum de se jogar ambos os formatos é a Solo. Em um torneio Solo, cada jogador usa o mesmo deck único por todas as rodadas. As rodadas de um torneio podem ser jogadas tanto como partida única como em melhor de 3.


Arconte

No formato Arconte, cada jogador traz um deck (ou decks) para o torneio. Este deck deve ser um deck de KeyForge oficial e inalterado que o jogador obteve anteriormente ou que comprou no próprio local do evento. Antes de cada partida, jogadores podem ver a Carta de Identidade de seus adversários (aquela contendo uma lista de todas as cartas presentes no deck) por até 2 minutos.

Excetuando os torneios do VaultWarrior, decks de qualquer conjunto de KeyForge são permitidos para os torneios de formato Arconte.


Selado

No formato Selado, cada jogador recebe um novo deck no torneio, geralmente o comprando no local do evento. Apenas decks do conjunto atual de KeyForge são usados nos eventos Selados. Os jogadores não abrem seus decks até o início oficial do evento, e os jogadores são incentivados a esperar até o final do evento para registrar os seus decks no Master Vault. Depois de abertos, os jogadores têm alguns minutos para se familiarizarem com seus decks e, então, o torneio se inicia.

Nas partidas de um Selado, os kogadores não podem ver a Carta de Identidade de seus adversários, portanto não conhecem de antemão o conteúdo de seus decks.


Variações

As variações são opcionais e não precisam ser utilizadas em um evento. Algumas variações requerem partidas com três ou mais decks por jogador. Todas as variações podem ser usadas para os formatos Arconte ou Selado.


Adaptável

Cada rodada deste torneio consiste em disputas de melhor de 3 partidas. Na primeira partida os jogadores utilizarão seus respectivos decks. Na segunda partida, os jogadores deverão trocar seus decks entre si e jogar com o deck do seu adversário.

Se houver a necessidade de uma terceira partida, os jogadores farão um leilão de correntes para decidir quem usará o deck vencedor. O jogador que trouxe o deck começa o leilão dando um lance de 0 correntes, então os jogadores se revezam em relação aos lances até que um jogador desista de dar um lance mais alto. O jogador que deu o maior lance usará o deck vencedor na terceira partida, mas com uma quantidade de correntes igual ao lance final.

Considerada por muitos a variação mais competitiva e intensa, será a usada no próximo VaultWarrior Championships com US$100.000,00 em premiação.


Sobrevivente

Cada jogador registra no torneio 2 ou 3 decks (o número será determinado pelo organizador). Os decks deverão ser classificados em uma dada ordem conforme escolha do jogador antes do início da primeira rodada. Cada jogador deve iniciar o torneio com seu primeiro deck. Toda vez que um jogador perder em uma rodada, o deck usado será “eliminado” e não poderá ser mais usado pelo restante do torneio. Quando um jogador tiver seu último deck eliminado, ele estará fora do torneio.

Os torneios podem ser jogados como "puro" sobrevivente (as partidas continuam até que todos os decks sejam eliminados) ou como eventos de eliminação única entre os melhores posicionados (este formato é usado no Vault Tour).


Trio

No formato Trio, cada jogador deverá apresentar três decks para o evento e jogar melhor de três partidas a cada rodada. No início de cada rodada, os jogadores devem escolher um deck do adversário para ser colocado na reserva, fazendo com que aquele deck não possa ser utilizado naquela rodada. Quando um jogador vencer uma partida, ele deve trocar para o outro deck durante o resto da rodada. Isso significa que um jogador deve ganhar uma partida com cada um de seus decks ativos para vencer o jogo.

Em um evento Selado Trio, os jogadores escolhem o deck a ser colocado na reserva apenas se baseando nas casas pertencentes ao deck do adversário, uma vez que não são permitidos ver a Carta Identidade dos decks de seus adversários.


Reverso

Os jogadores deverão trazer para o evento um deck (geralmente aquele que considerar o mais fácil de ser derrotado), e deverá trocar seu deck com o adversário no início de cada rodada. Os decks devem ser devolvidos aos seus respectivos donos ao final de cada rodada.

O Selado Reverso foi inicialmente considerado uma variação bizarra, mas desde então provou ser um dos favoritos dos jogadores.


Leilão

Similar a um evento de Selado, cada jogador compra e abre seu deck antes do início do evento. Contudo, depois que todos os jogadores tenham aberto e registrado seus decks, cada um dos decks serão colocados na mesa. Os jogadores são dispostos ao redor da mesa em uma ordem aleatória. O organizador do evento então sorteia um dos decks na mesa e os lances tomam início. O primeiro lance deve ser feito sempre pelo dono do deck no valor de 0 correntes. Os lances seguem no sentido horário com cada jogador aumentando o valor do lance, ou passando a vez. Quando todos os jogadores passarem, o maior lance vence o leilão e aquele jogador tomará o deck para usar ao longo do torneio, não participando nos lances dos próximos decks. Este processo é repetido até que todos os decks' sejam distribuidos. Quando o deck sorteado pertencer a um jogador que já tenha tomado algum outro deck, o próximo jogador no sentido horário deverá iniciar os lances com 0 correntes.

Os jogadores iniciam cada partida desse torneio com correntes no valor igual ao lance vencedor do deck que estão usando. No final do evento, os decks deverão ser devolvidos aos seus respectivos donos.

A variação de Leilão ainda não foi utilizada em nenhum evento de alto nível.


Eliminação com 2 Decks

Esta é uma subvariação introduzida para o VaultWarrior que será usada no segundo dia de todos os eventos de Qualifier. Os jogadores devem trazer dois decks (cada um de um conjunto diferente) e no início de cada rodada os jogadores escolhem um dos dois decks de seu adversário para jogar contra; o outro deck é eliminado daquela rodada. Depois que ambos os jogadores eliminam um dos decks de seu adversário, eles então jogam melhor de 3 partidas na variação Adaptável ou uma partida na variação Reverso, dependendo do evento.


Jogo em Equipe

Embora o jogo em equipe inicialmente não fazia parte dos Torneios Organizados de KeyForge, ele cresceu rapidamente em popularidade e foi reconhecido pela Fantasy Flight Games sendo o escolhido como formato oficial para o primeiro Campeonato Mundial.

Os jogadores formam equipes de três, que jogam três partidas simultâneas contra um time adversário usando as regras usuais de KeyForge. Os jogadores do mesmo time se sentam lado a lado e conversas na mesa entre colegas de equipe são permitidas e incentivadas. Diferentes formatos e variações podem ser usados para o jogo em equipe, incluindo diferentes variações para diferentes jogadores dentro de um time. Às vezes, restrições são impostas ao número de decks que podem conter uma determinada casa entre os decks de uma equipe.

Atualmente, a versão mais popular do jogo em equipe inclui uma variação diferente para cada jogador e as posições de cada jogador são fixas dentro do time: o jogador 1 de cada time joga com seu próprio deck; o jogador 2 de cada equipe joga Reverso; o jogador 3 dá lances para escolher com qual deck jogará.

As regras oficiais de jogo em equipe ainda não foram publicadas pela Fantasy Flight Games.

Outras Variações

Adaptável rápido / Adaptável modificado

Esta é uma versão mais rápida, de partida única da variação Adaptável, onde os jogadores imediatamente prosseguem para o leilão dos decks. Se ambos jogadores escolherem seu próprio deck, eles jogam uma partida regular. Se ambos escolherem o deck de seu adversário, eles jogam uma partida de Reverso. Se ambos escolherem o mesmo deck, eles iniciam o leilão como na terceira partida da variação Adaptável.

Selado Reverso Cego

Neste formato, os jogadores recebem um deck selado e no início de cada rodada eles trocam seu deck com o de seu adversário. O adversário não pode olhar a Carta Identidade e joga às cegas, sem conhecer o conteúdo do deck que está jogando.


Leitura adicional

Como essa coisa funciona?, 15 de outubro de 2018
A Chave para o Caldeirão, 9 de julho de 2019
KeyForge Organized Play